Make your own free website on Tripod.com
Home | Conceitos | Desenvolvimento | Criativos | Cursos e Seminários | Notícias | Mostras e Exposiçoes | Informações Juridicas | Gestão de Negócios | Estatísticas | Museus | Centros de Pesquisa | Revistas de Arte e Cultura | Bibliotecas | Diretório Internacional

Projeto Do Site

Indutrias Criativas - Portal da Internet

 

Apresentação

 

O desenvolvimento de uma sociedade harmoniosa, baseada em valores humanistas e civilizatórios, se dá através da inclusão dos seus cidadãos na vida produtiva e criativa do país. Em sintonia com este  compromisso de defender e valorizar a cultura brasileira e ajudar a produzir e difundir seus bens culturais, democratizando o acesso a esses bens, a Universidade Anhembi Morumbi que tem como mote a criatividade e a inovação, cria um espaço único, em termos mundiais , que balizará as ações em torno de uma realização cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira.

O site do Instituto Brasileiro das Industrias Criativas, que apesar de um nome ainda não familiar a todos é o sinônimo daquele  conceito que extrapola o que se chama tradicionalmente de “indústria cultural”,  e abrange, além das indústrias da música, das publicações , do cinema, do design, da web, do software, da fotografia, da diversão os variados conteúdos culturais.

CONCEITO

O Projeto das Indústrias Culturais  aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Considera ainda o acesso democrático aos bens culturais e a formação de novos artistas  e de cidadãos críticos e conscientes.

O Projeto deste portal eletrônico da Internet proporcionará o fortalecimento da criação nacional, associando aos aspectos simbólicos do povo brasileiro, retornando para a comunidade uma visão das potencialidades da criatividade nacional .

Sendo um projeto de âmbito nacional, busca-se a difusão e a interação nas diferentes regiões do país, considerando-se a diversidade geográfica e étnica da produção cultural brasileira.

 

OBJETIVOS

Enfatizando a imagem da Universidade que ousa apostar na inovação, na  criatividade e  no talento com responsabilidade social , cria desta forma um portal democrático e abrangente contribuindo para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.

Desta forma como um portal de patrocínio cultural seus objetivos são:


 - Efetuar o trabalho de descoberta, resgate, recuperação, revelação, através da  organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira  proporcionando a democratização do acesso a esses acervos e uma exposição mundial ao tema .

- Estimular a reflexão sobre o que é a cultura e seus vários caminhos, o pensamento a inovação e criatividade brasileira, incentivando a produção e os nossos criadores.


- Abrir espaço para esta criação, estimulando não somente o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de difusão e os  conceitos de direitos autorais e de empreendedorismo.

-Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, por meio de apoio a iniciativas culturais  no âmbito da produção cultural;

- Atuar como agente incentivador da produção artística e da formação de novos produtores culturais em todo Brasil , permitindo a sinergia entre os vários agentes do meio cultural e a dinamização do circuito;

- Estimular a democratização da arte e da cultura e a realização de projetos de interesse público, fora da visibilidade do mercado e dos espaços institucionais;

-Contemplar manifestações já inseridas em seus específicos contextos culturais, apostando em talentos regionais.

 

LINHAS DE ATUAÇÃO

O Projeto das Industrias Culturais  se fundamenta em três linhas de atuação que norteiam a ação do projeto:

  • Preservação e Memória do Espírito Criativo Nacional
  • Produção, Difusão e Reflexão sobre o tema.
  • Fonte de informação Técnica sobre o assunto
  • Assessoria Comercial e Jurídica sobre o Assunto


Lembrando que o projeto ainda se encaixa no “ Programa de Políticas Públicas de Cultura", que, em seu item 3. Gestão Democrática, destaca as seguintes ações:

I. defesa e valorização cultural brasileira.

II. produção e difusão de bens culturais.

III. formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões

IV. democratização do acesso aos bens de cultura

V. valorização da diversidade criativa e artística  nacional

 

 

Viabilidade Comercial

 

A probabilidade de uma empresa patrocinar um projeto está diretamente relacionada ao quanto ele torna possível atingir os seguintes objetivos:

Visibilidade institucional – Geralmente, quanto mais oportunidades de exposição um projeto oferecer a um patrocinador, mais ele será interessante.

Associação a valores – O patrocínio constitui uma excelente oportunidade para empresas associarem suas marcas a valores intrínsecos aos projetos. Isto explica a crescente popularidade de ações de responsabilidade sócio-ambiental, cultural e esportiva.

 

Indústrias Criativas – Arquitetura do Site:

 

O site deve conter oito áreas básicas que comporão seu universo e sua base de dados:

 

  • O que são indústrias criativas
  • Os elementos e áreas que compõe as indústrias criativas
  • Fontes de pesquisa
  • Os nossos criativos (banco de dados e portfolio eletrônico)
  • Assessoria jurídica
  • Criatividade como negócio
  • Noticias sobre produtos criativos e criatividade
  • Roteiro de lugares criativos.
  • A Industria Criativa no Mundo

 

Exemplos destes conteúdos:

 

O que são industrias criativas:

 

O que inclui a definição de industrias criativas:

 

 

A definição de Indústrias Criativas inclui os seguintes setores: publicidade, arquitetura, mercado de artes e antiguidades, artesanato, design, alta costura, filmes e vídeos, software interativo de lazer, música, artes cênicas, editoras, serviços de software e computadores, televisão e rádio, mobília de design, Roupa de moda   produção audiovisual   Design gráfico   Software educacional   Artes e entretenimentos , internet ,  Artes Visuais e

Editoração

 

Conceitos fundamentais: O que são Indústrias culturais?

Indústrias culturais.

. Está baseado em indivíduos com habilidades de artes criativas..
. Em aliança com os gerentes e tecnólogos.
. Fazendo produtos comerciáveis..
. O valor econômico existente na propriedade cultural (ou ‘‘ intelectual) dos artistas

··Definido como “atividades que têm a origem em criatividade individual, habilidade e talento e que têm um potencial para gerar riqueza e criação de trabalho pela geração e exploração de propriedade intelectual", as Indústrias Criativas incluem:

O Valor de Produtos Culturais

Há dois aspectos falando em produtos culturais. Fisicamente, eles são normalmente simples: um carretel de filme, um CD, um disco de computador, uma folha de papel impresso. O verdadeiro valor está no conteúdo, no significado ou o que eles representam. O conteúdo poderia ser um filme, uma história, uma fotografia, um jogo ou uma canção popular, é isto que entretém, é persuasivo, informativo ou atraente. É esta informação que tem valor, não o objeto físico que leva isto. Até mesmo a simplicidade de um desenhista T-shirt ou a sofisticação de uma jóia, é o estilo, o desígn que conta, não o pano ou o metal precioso.

Cultura é Negócio

Porque produtos culturais são informações baseadas, no avanço rápido de tecnologias digitais e a globalização das redes de comunicação fez o setor um cultural o de mais rápido crescimento no mundo. Profissionais como os locutores de rádio, editores, os artistas, músicos  desenhistas de jogos, estão crescendo rápidos. Nas economias avançadas do mundo estes setores estão mostrando taxas de crescimento anuais entre 5 e 20%.

As companhias maiores do mundo em 1950 eram todos os fabricantes industriais e provedores de matérias-primas: Vadeie, Óleo Standard, Geral Elétrico, Philips, Motores Gerais.

Agora há alguns nomes completamente novos na lista de companhias de topo: Cronometre Warner, Disney, Bertelsmann, Corporação de Notícias - locutores de rádio de televisão, editores, artistas.

Hoje, cultura é um grande negócio.

Fabricantes da Economia de Informação

Informação crua, os dados são abundantes na economia da informação. O que é valioso e o que leva grande habilidade para se fazer, é o conhecimento: significando, conteúdo, estilo, idéias, planos, histórias, conceitos, design, modas, que as pessoas podem entender, o uso, o valor a atitude. Estes modos de significar é o que as indústrias culturais fazem. Em um mesmo sentido literal, as indústrias culturais, é a imagem dos artistas-empresários, são os fabricantes da economia de informação.

 

Fontes De Pesquisa

 

Relação de museus, bibliotecas, escolas, entidades, universidades, cursos, organizações dedicadas a cada assunto especifico, assim como os links para estas entidades.

 

Os nossos criativos (banco de dados e portfolio eletrônico)

 

Espaço para criação de um currículo e portfolio eletrônico para novos artistas introduzirem seus trabalhos.

 

Assessoria jurídica

 

Orientação jurídica sobre como registrar a obra artística, direitos autorais, etc.

 

 

Criatividade como negócio

 

Orientações de como comercializar seus produtos, como iniciar seu negocio, como transformar sua arte em negocio.

 

Noticias sobre produtos criativos e criatividade

 

Um área jornalística das novidades no setor reportagem com novos artistas, entrevistas, ensaios de especialistas,  exposições, matérias sobre novas técnicas, assim como técnicas clássicas de arte.

 

Roteiro de lugares criativos.

 

 Um roteiro par se visitar no Brasil e no mundo lugares onde a industria criativa esteja presente atuante de uma edificação a feiras de artesanatos

 

 

A Industria Criativa no Mundo

 

Case, artigos, visões e analises de como a indústria criativa esta  atuando em todo mundo.